Vantagens e benefícios

Vantagens e benefícios
As principais vantagens e benefícios para as entidades aderentra ao projecto O Meu Eco-Sistema

As principais vantagens e benefícios para as entidades aderentes ao projecto O Meu Eco-Sistema são:

-Integrar uma iniciativa para os cidadãos de todo o país enquanto agentes da sustentabilidade: útil, simples, inovadora, intuitiva, eficaz, objetiva, com resultados quantificáveis em tempo real e com um design atrativo!

- O principal aspeto inovador deste projeto é assumir que os recursos dos espaços públicos (espaços, equipamentos e instituições) prestam um serviço que pode ser avaliado na sua qualidade e perante critérios bem definidos, pelos seus principais utilizadores. Mas, também, por disponibilizar de forma agregada informação, actualmente dispersa ou até inexistente, para o grande público, associada a ferramentas de participação e comunicação entre as partes interessadas.

- Disponibiliza, num só local, informação útil sobre as muitas áreas abordadas, simplificando o acesso do cidadão a esta e facilita, assim, a sua literacia cívica e ambiental e a sua participação. Esta, não requer um conhecimento profundo de aspectos de qualidade absoluta do ambiente, ordenamento ou funcionamento dos sistemas ambientais ou dos equipamentos, mas apenas o uso dos sentidos e capacidades básicas de interpretação.

- Obter um serviço bastante completo, com um investimento muito reduzido, pois tem um valor tão simbólico que se paga a si próprio. Como? Por exemplo, fomentando a acção que interessa, no tempo certo, para as pessoas certas! Isto pode traduzir-se em intervenções no espaço público feitas mais atempadamente ou até na prevenção dessas mesmas intervenções. Disponibilizando num só portal, com imensas potencialidades, toda a informação necessária, o que não seria tão fácil se efectuado na página de cada entidade per si, quer em termos técnicos, quer em termos financeiros. Isto resulta em economia e complementaridade no uso de recursos, pelo que o custo fica residual ao ser partilhado por todos.

- A partilha também permite uma melhoria contínua mais completa, pelo feedback de todas as partes intervenientes, referentes a situações que ocorrem em qualquer ponto do país. Os parceiros ganham tanto mais quanto mais participarem ativamente na sua construção. Estaremos sempre a evoluir e a crescer, em conjunto.

- Acrescentar valor à sua atividade, pois disponibiliza informação relevante para a decisão, normalizada e comparável, e pode comunicar a nível nacional os seus valores e boas práticas. Permite, pois, de um modo simples, rápido, eficiente, e de muito baixo custo, obter informações, indicadores e índices com relevância, em tempo real, para auxiliar a decisão executiva, bem como a possibilidade de a tratar e relacionar a várias escalas, algo que não seria possível num projeto meramente local ou municipal. Tem, assim, um serviço de assessoria gratuita e independente.

- A eficácia pretendida com este modelo ajuda a transformar a eventual burocracia existente, numa ação rápida, com vantagens evidentes para os cidadãos e as entidades parceiras. Os questionários são extremamente objetivos e direcionados, procurando evitar-se ao máximo “zonas cinzentas” de responsabilidade entre as tutelas ou dentro da mesma tutela. O feedback dado aos utilizadores é direto, sendo as identidades protegidas, em ambos os sentidos, bem como a propriedade da informação que seja produzida pelos dados produzidos no âmbito da plataforma “O Meu Eco-Sistema”. A garantia que a observação chegará ao sítio certo e será respondida constitui uma importante motivação para a participação dos utilizadores.

- Permitir uma forma de levantamento temático das necessidades e de comunicação extremamente intuitiva, objetiva e fiável, com um retorno também simples e valioso para todos os envolvidos, constituindo um complemento a outros sistemas de atendimento ao público pré-existentes, auxiliando à sua melhoria e validação. Há possibilidade de interligação com sistemas de informação existentes (ODBC[1]) (a desenvolver futuramente e caso a caso), sendo que a interligação directa com sistemas próprios de CRM[2] não é garantida à partida, embora seja possível.

- Possibilitar uma monitorização e avaliação independente, do seu desempenho, ou do efeito das campanhas temáticas de informação pelos melhores juízes, os cidadãos! Possibilitar, ainda, o anúncio de iniciativas ou artigos de interesse!

- Permite a obtenção de melhorias ambientais diretas decorrentes da correta gestão dos resíduos e contribuir para: atingir as metas impostas, a prevenção da poluição e contaminação do meio, a poupança de energia e de recursos e outras vantagens provenientes da reciclagem. Não menos importante é a sensibilização dos cidadãos, através da informação sobre como e porquê estes devem gerir corretamente os seus resíduos.




[1] Acrónimo para Open Data Base Connectivity, é um padrão para acesso a sistemas gerenciadores de bases de dados. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/ODBC

[2] Estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes, utilizando as componentes tecnológicas, de planeamento estratégico e de marketing pessoal. URL: http://www.e-marketinglab.com/crm_para_que_te_quero_jnegocios.html


 
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